PROPOSTA

Gabriel Botasso é estudante do primeiro semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em São Carlos.

As estratégias didático-pedagógicas do curso privilegiam o aperfeiçoamento da formação cultural, técnica e científica do profissional e a incorporação do conhecimento técnico-científico no leque de valores humanísticos, de modo que a ciência e a técnica se apresentem de modo a interagir com a realidade.

Como um viés que une a teoria e a prática, encontra-se a disciplina Informática para Arquitetura I, ministrada pela professora doutora Anja Pratschke, a qual tem por objetivos a compreensão das inter-relações entre percepção espacial e cultura digital e também a elaboração de trabalhos em ambientes concretos e digitais, sendo que todos esses campos interligam-se de alguma forma, indissociando-se.

Nesse sentido, como segundo módulo da disciplina, fomos convidados a elaborar uma maquete digital utilizando o software denominado ArchiCAD, tendo por base o projeto real de um arquiteto conceituado e ainda vivo (a escolha deveria ser desprovida de simples análise com base no senso estático ou por despertar algum tipo de sensação). Como parte integrante do trabalho, está a criação de um site contendo informações sobre o arquiteto responsável pelo projeto elencado, de modo a complementar as informações que serão absorvidas durante a análise do projeto digital elaborado em consonância – estilo de trabalho, principais características de suas obras, enfim, tudo aquilo necessário à compreensão da obra e que está diretamente ligado a ela. As imagens finais foram renderizadas no programa Artlantis.

Levando-se em conta tais aspectos e considerações, foi escolhida para meu projeto a Casa Gerassi, de Paulo Mendes da Rocha, localizada na cidade de São Paulo. Para a execução de tal atividade, foram feitos levantamentos que tangem à procura de fotos da construção, todas as plantas com suas respectivas medidas e escalas, bem como os cortes laterais e frontais, fachadas, perspectivas e detalhamentos. Revistas e sites de arquitetura conceituados serviram como base à boa execução do exercício proposto.

O exercício desenvolveu-se em 10 horas-aula [pesquisa e dúvidas] + 10 horas [Tutorial] + 18 horas [maquete] + 6 horas [Blog] = Total 34 horas-aula.

 

 

LINKS

 

CURRÍCULO LATTES

FACEBOOK

E-mail: gabriel.botasso@usp.br