FICHA TÉCNICA

 

Nome do projeto: Casa Gerassi

Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha

Ano: 1990

Área: 700 m² terreno – 420 m² construída

Localização: São Paulo, SP

 

Localizada em São Paulo, a residência destaca-se por sua estrutura formada por peças pré-fabricadas de concreto armado e protendido, formada por vigas, lajes e pilares (um dos pilares das esquinas posteriores da casa eleva-se para receber um volume cúbico da caixa d’água).

Está estruturada em seis pilares de seção quadrada dispostos nas laterais do edifício. Conformando o piso do pavimento principal da casa, três vigas transversais unem em pares os pilares, que já levam moldado consigo os apoios para elas. Outras três vigas, acima e alinhada às primeiras, estruturam a laje de cobertura. Lateralmente, outras oito vigas unem em pares as extremidades das demais vigas. Os pilares ficam, assim, visualmente destacados do volume do edifício. Distributivamente, a casa se desenvolve ao redor de uma claraboia quadrada e seu respectivo ralo, disposto sem maiores preocupações como um gradil horizontal ao meio do salão de estar e jantar.

Abaixo, forma-se um vão de 15 metros. Neste espaço fica a garagem e a escada de acesso ao pavimento superior. Ainda no térreo, com livre circulação, tem-se a área de lazer com churrasqueira, piscina e banheiro de apoio.

A planta prevê áreas funcionais demarcadas: serviços, estar, íntima. Mas os espaços são fluidos e sem barreiras ou áreas de circulação que funcionem como obstáculos. Os quartos se comunicam diretamente com a sala, promovendo uma maior interação familiar. A sala de estar possui amplas aberturas, portas de vidro e janelas que garantem farta iluminação natural e ventilação.

Não há corredores. Os três dormitórios em suítes têm suas portas diretamente a esse salão. A cozinha e área de serviço são laterais ao salão principal, separada deste pela escada, também iluminada zenitalmente. O programa e a distribuição funcional, da mesma forma que a estrutura da casa, é muito simples.

No fim dos anos 80, começo dos 90, a Casa Gerassi representou uma inovação na construção: a utilização do sistema de pré-moldados. Esse tipo de material era estigmatizado por sua utilização em obras públicas e populares. O arquiteto Paulo Mendes da Rocha demonstrou que o uso racional dos materiais, além de constituir economia de tempo (foram colocadas em três dias) e custos pode gerar soluções que unem praticidade e conforto em um mesmo ambiente.

 

Informações extraídas de:

http://www.leonardofinotti.com/projects/gerassi-house/image/07814-060915-004d

http://www.eye4design.com.br/home?search=casa+gerassi#casa-gerassi–2

http://www.archdaily.com.br/29072/classicos-da-arquitetura-casa-gerassi-paulo-mendes-da-rocha/casa-gerassi-25/

http://www.wikiarq.com/projetos/105/casa-gerassi-paulo-mendes-da-rocha

 

 

IMAGENS